Minicursos


1. História dos Partidos e Movimentos de Direita
Prof. Doutorando Renato Alencar Dotta (USP)
Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti (USP/Unisantos)

Ementa: Durante décadas a história política tornou-se um anátema nos meios acadêmicos, devido sobretudo a influência da Escola dos Annales, que a associava à linha de pensamento chamada de “positivista” ou metódica. A partir de determinado momento, com a afluência crescente das idéias marxistas, esse bloqueio foi sendo superado, mas sobretudo para dar espaço à história e à trajetória da esquerda, seus partidos e movimentos, no Brasil e fora dele. Contudo, a partir sobretudo dos anos 70, tem havido estudos sobre os movimentos e partidos de direita e extrema-direita. Neste curso falaremos sobre o integralismo desde sua criação, em 1932, através da Ação Integralista Brasileira, a sobrevivência dessa ideologia no pós-guerra, com o Partido de Representação Popular (PRP) e faremos um paralelo com os movimentos fascistas de outros países.

2. Direita: histórias e definições para o uso do conceito
Profa Dra. Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro (UFF)

Ementa:  História e historiografia sobre o termo Direita. Definições entre contextos e pontos de vista conceituais. Distinções e oposições entre Direita e Esquerda. Graduações entre extremistas e moderados. Expressões da Direita: ultranacionalismos, conservadorismos; chauvinismos e extrema-direita.


3. Juventude e Violência
Prof. Doutorando Alexandre de Almeida (USP)
Prof. Dr. Alfredo Salun (USP/Unianhanguera)

Ementa: Objetivos: discutir a temática da violência nos movimentos juvenis, principalmente no tocante aos aspectos de atuação de grupos organizados, como torcidas de futebol, militantes políticos, gangues, conjuntos musicais etc. Pretende-se abordar a relação entre as atitudes coletivas e individuais em face dos discursos\escritos\musicas\símbolos que disseminam a violência, tanto no aspecto verbal\comportamental quanto físico.


4. Imprensa e Movimentos Nacionalistas
Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus (Fundação Pró-Memória/Indaiatuba)
Prof. Doutorando Rodolfo Fiorucci (UFG)

Ementa: O objetivo deste minicurso é propor uma interpretação do desenvolvimento, de um dentre vários segmentos, da imprensa de extrema direita no Brasil. Para tanto propomos um painel cronológico que partirá das décadas de 1910 e 1920 com as revistas Braziléa e Gil Blas, passando pelas publicações integralistas A Offensiva e Anauê!, finalizando com as publicações imprensas e virtuais da Revisão Editora, nas décadas de 1980 e 1990.  
  

5.  Nacionalismo e Catolicismo: a formação da juventude na direita radical entre Brasil e Portugal
Prof. Dr. Carlos André Silva Moura (UNICAMP)
Profa. Dra. Giselda Brito (UFRPE)

Ementa: São dois os objetivos desse minicurso: de um lado, abordar a relação Brasil-Portugal na construção do pensamento autoritário como base ideológica dos regimes de Vargas e Salazar; e, de outro lado, tratar das práticas discursivas dos doutrinadores da juventude em Portugal com a contribuição de Plínio Salgado por ocasião do seu exílio político durante a segunda guerra. Além do campo temático, trataremos de questões do campo metodológico e da abordagem da relação do político com o religioso, enfocando os intelectuais católicos como personagens centrais do pensamento autoritário.


6. Integralismo e perseguição política: historiografia, arquivos e memórias.
Prof. Dr. Pedro Ernesto Fagundes (UFES)

Ementa: Este minicurso tem como meta apresentar os aspectos gerais relativos a atuação da repressão política durante a chamada Era Vargas, especialmente, na perseguição aos militantes da Ação Integralista Brasileira (AIB). O processo de abertura dos arquivos das antigas delegacias de ordem política e social (Dops) – em inúmeros estados – possibilitou novas fontes e temáticas para os pesquisadores do integralismo. Dessa forma, nosso objetivo principal é apresentar e debater a situação dos acervos dos Dops e suas implicações para o aprofundamento do conhecimento sobre a AIB.


7. Organizações chauvinistas na América do Sul: guerra de posição e guerra de movimento.
Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Barbosa (UNESP-Marília (SP)

Ementa: Analisará a ideologia, formas de militância e locais de atuação dos principais movimentos e partidos políticos marcados pela defesa de concepções autocráticas e violentas. Segundo os pressupostos Antonio Gramsci e de György Lukács,serão analisadas as manifestações destas organizações, marcadas pelo conservadorismo e pela intolerância; como as práticas de xenofobia, homofobia e racismo. O nacionalismo exacerbado destes grupos, denominado generalizadamente de extrema direita, é frequentemente denunciado em âmbito jornalístico como expressão e fundamento de concepções irracionalistas e intolerantes. O curso contemplará através de vídeos e bibliografia especializada sob o tema a investigação de grupos contemporâneos em países como Brasil, Argentina e Chile.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário